Podologia – Como Atua um Profissional

Diante de qualquer um desses sintomas ou de alguma outra alteração na saúde ou na aparência dos pés, é fundamental que se procure orientação de um especialista em . O podologista é o responsável por diagnosticar corretamente o quadro e apontar as soluções mais indicadas.

Além dos tratamentos, o podologista também indica a maneira correta de se fazer a higienização e a profilaxia dos pés, orienta a forma indicada para o corte e lixamento das unhas e prescreve produtos indicados para a hidratação destas áreas, de acordo com as características específicas de cada paciente.

Portanto, além do cuidado estético com os pés, é fundamental que eles estejam sadios e bem cuidados, e o podologista é o profissional indicado para que essas partes essenciais do corpo humano estejam adequadamente cuidadas e tratadas, evitando assim complicações e problemas de saúde.

Perceba melhor o que é um Podologista e as vantagens que pode trazer em consultar este especialista

Veja o video reportagem de um podologista sobre como cuidar dos seus pés.

Hábitos de higiene indicados para pés saudáveis

Os pés são nossa base de sustentação, nos levam de um lugar ao outro e muitas vezes, esquecemos de dar a devida atenção a eles. É comum lembrarmos dos pés apenas quando eles apresentam alguma alteração.

Quando devo procurar um profissional em podologia?

Para manter o equilíbrio e a saúde do corpo, é fundamental que prestemos atenção aos menores sinais de desconforto. Essa lógica vale também para os pés, que muitas vezes são negligenciados e esquecidos.

A podologia é um ramo recente da ciência, que estuda, diagnostica, previne e faz o tratamento das alterações que surgem nos pés e as suas repercussões sobre todo o organismo. Em geral, as pessoas ainda tentam resolver essas alterações de forma autônoma, sem a ajuda de um profissional, se utilizando de remédios caseiros e tratamentos familiares.

No entanto, é preciso estar atento a alguns sinais e sintomas, que indicam que é hora de procurar um podologista:

  •  Aparecimento de calos, em suas diversas variações
  •  Ressecamento da pele dos pés
  •  Surgimento de micoses, tanto nas unhas como na pele
  •  Surgimento de fissuras no calcanhar
  •  Aparecimento e constância de frieiras
  •  Suor excessivo
  •  Unhas encravadas ou infeccionadas
  •  Surgimento de verrugas ou olho de peixe
  •  Ocorrência de odores excessivos ou estranhos

Para manter os pés saudáveis e funcionais, alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença. São esses os hábitos de higiene indicados para pés saudáveis:

Pés Saudaveis
1. Calçados – muitas vezes sujeitamos os nossos pés aos caprichos da moda e nos atemos apenas na questão estética, o que pode ser prejudicial para a saúde dos pés. O calçado deve ser, antes de tudo, confortável. Isso significa que deve ser do tamanho adequado, permitir que o pé respire e ter uma sola macia que facilite o caminhar e as demais atividades. Lembre-se ainda que atividades específicas exigem calçados específicos. Devem ser mantidos limpos e arejados quando não estão em uso.

2. Limpeza – durante o banho, dedique alguns momentos especialmente para os pés, fazendo a limpeza correta entre os dedos e as demais partes. Procure usar sabonete neutro e não esqueça de enxaguar adequadamente e da mesma forma secá-los bem, evitando assim que a umidade se acumule e se proliferem fungos e outros corpos estranhos.

3. Hidratação – após o banho, é importante hidratar os pés, já que se tratam de áreas que ressecam com facilidade. O ideal é usar um óleo suave, como o de amêndoas, que além de hidratar e prevenir escamações e fissuras, trará uma excelente sensação.

4. Esfoliação – os pés acumulam um grande número de células mortas, principalmente na sola e nos calcanhares, portanto é preciso retirá-las. O ideal é o uso de cremes esfoliantes ao invés de lixas ou outros produtos agressivos.

5. Unhas e cutículas – para manter os pés saudáveis é fundamental manter as unhas bem aparadas. Isso deve ser feito de forma reta ou acompanhando o desenho do dedo. Já as cutículas devem ser preservadas, pois auxiliam na proteção das unhas. O excesso pode ser removido cuidadosamente com um produto específico para tal fim.

Partilhe :D