August 1, 2017

A maioria das pessoas ainda não sabe que os problemas oculares atingem grande parte da população ao chegar na vida adulta. O glaucoma, por exemplo, é a principal causa de perda de visão em adultos com mais de 50 anos.

Alguns problemas oculares já nascem com seus portadores, mas muitas dessas doenças vão se agravando conforme os anos passam. O pior erro que uma pessoa pode cometer é subestimar o cuidado com os olhos.

Ainda assim, é difícil alguém que realmente se preocupe com a saúde ocular. Muitos procuram por ajuda quando o problema já se instalou e, há casos, em que a situação não pode ser revertida, apenas controlada.

É por isso que os especialistas recomendam que um oftalmologista seja consultado no mínimo uma vez por ano. Além disso, existem algumas dicas que podem ser reproduzidas no dia a dia para manter seus olhos saudáveis.

5 Dicas para manter os olhos saudáveisdiminuir stress nos olhos

1 – Ao sair de casa, use óculos escuros

Ao sair de casa é fundamental proteger os olhos dos raios do sol. A luz solar pode aumentar a incidência de catarata e também queimar a córnea e a membrana que cobre a parte branca dos olhos, conjuntiva. Certifique-se de que seus óculos de sol tenham proteção UV. Chapéus também ajudam na proteção.

2 – Evite ficar muitas horas no computador

Se você precisa usar o computador por muito tempo, seja por trabalho ou estudo, procure fazer pausas a cada duas horas. Dessa maneira, os olhos podem descansar. Durante essas pausas, tome água e pisque os olhos repetidamente para evitar a síndrome do olho seco. Trabalhe o músculo ocular focando em objetos e paisagens ao longe.

3 – Mantenha uma alimentação saudável

O consumo de alimentos antioxidantes oferecem benefícios aos olhos, opte por folhas verdes, ovos e frutas de cor laranja, além de sementes de linhaça e nozes. Peixes são recomendados para reduzir o risco de DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade).

4 – Não fume

O fumo afeta a visão em qualquer fase da vida. Dificulta a circulação do sangue na retina e diminui os antioxidantes. O cigarro aumenta a chance de catarata.

5 – Diminua o estresse

Um corpo estressado tem uma tendência maior de adquirir doenças oculares. Procure manter atividades no seu dia a dia que reduzam a tensão.

 

Partilhe :D

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *